sábado, 28 de novembro de 2009

Barbára Hulanicki (Biba)









Fenômeno da juventude britânica nos anos 60 a marca e butique Biba, fundada por Barbara Hulanicki, inovou instaurando a idéia de multimarcas e da marca como estilo de vida. Suas fãs viraram símbolos da Swinging London da década de 60.
A boutique influenciou e ofereceu as mulheres, uma roupa barata,democrática e romântica estilo Art Nouveau, incluindo chapéus de abas largas e longas, calças fluidas. Os clientes iam do porte de Angie Bowie (ex-mulher do músico David Bowie), Yoko Ono, Mia Farrow, Julie Christie, Barbara Streisand, Brigitte Bardot, até pessoas comuns.





De três pequenas lojas em 1973, Biba expandiu para uma loja de departamentos em Kensington High Street, mas seu sucesso foi de curta duração, em 1975 os problemas financeiros forçaram a fechar as portas.




Pôster promocional Biba 1974

Promoção durante o encerramento da loja

O estilo BIBA difundiu-se pelo mundo. No Brasil, uma loja homônima, Bibba, inspirada no estilo de roupas da marca londrina, também inovou e ganhou fama com a moda, nos anos 60 e 70 no Rio de Janeiro. A loja, localizada no sofisticado bairro de Ipanema,foi freqüentada pelo mesmo tipo de público jovem e formador de opinião da famosa marca de Londres.

Barbara Hulanicki estreou nos cinemas da Europa e América do Norte, com o documentário “Beyond BIBA: A Portrait of Barbara Hulanicki”, que conta toda a trajetória completa da estilista. No Brasil, a FilmeFashion(http://www.filmefashion.tv/), mostra de filmes que conta com a curadoria da jornalista especializada em moda Alexandra Farah, incluiu em sua última edição o documentário.



No site oficial é possível assistir o trailer e conhecer um pouco mais sobre o universo de Barbara :

e através do http://www.topshopstyle.com/barbarahulanicki_us/ conferimos o seu novo trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário