
Joseph Kosuth, “One and Three Chairs”, 1965
A cadeira, a fotografia da mesma cadeira e a ampliação fotográfica da definição do dicionário de uma cadeira. O artista propunha à audiência a questão: em qual das três está a verdadeira identidade da cadeira: na coisa em si, na representação ou na descrição verbal?
O termo ”arte conceitual” é usado pela primeira vez num texto de Henry Flynt, em 1961, entre as atividades do Grupo Fluxus. Nesse texto, o artista defende que os conceitos são a matéria da arte e por isso ela estaria vinculada à linguagem. O mais importante para a arte conceitual são as idéias, a execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância. Além disso, caso o projeto venha a ser realizado, não há exigência de que a obra seja construída pelas mãos do artista. Ele pode muitas vezes delegar o trabalho físico a uma pessoa que tenha habilidade técnica específica. O que importa é a invenção da obra, o conceito, que é elaborado antes de sua materialização.
Boa parte da arte conceitual assume a forma de documentos, propostas escritas, filmes, vídeos, performances, fotografia, instalações, mapas ou fórmulas matemáticas. Os artistas muitas vezes usavam de modo consciente formatos visualmente desinteressantes com o intuito de focar a atenção sobre a idéia ou a mensagem central.

Piere Manzoni em maio de 1961 Manzoni defecou em 90 pequenas latas e etiquetou-as com o texto Merde d'artista ("Merda de Artista"). Sendo esta sua obra mais famosa. Nos anos seguintes ele as distribuiu a várias coleções de arte por todo o mundo e angariou diversos prêmios. Muitas latas explodiram, resultado de corrosão e de gases em expansão.

No mesmo ano ele realizou exposições de pessoas nuas com sua assinatura e ainda forneceu-lhes certificados de autenticidade. Ele também designou um pedestal de "pedestal mágico", e que quando as pessoas subissem elas se tornariam um trabalho de arte.
Moda Conceitual

Sapato-chapéu criado por Elsa Schiaparelli a partir de uma concepção Salvador Dalí ,1938
O conceito: "sapato como fetiche/ Mente alimentada pelo fetiche"
O conceito: "sapato como fetiche/ Mente alimentada pelo fetiche"
Paris Fashion week Spring 2008




No Brasil...
Jum Nakao
Foto: Sandra Bordin
O desfile de impacto apresentado durante o São Paulo Fashion Week 2004 (Coleção de Papel) é referência de moda conceitual. Jum Nakao casou polêmica ao levar modelos desfilando com belíssimas roupas feitas de papel que foram destruídas pelas próprias modelos no final do desfile. A idéia foi mais importante do que as próprias roupas, o conceito superou o comercial.
Fotos desfile: : Fernando Louza
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